nacionais/biografias  
insanum

A Banda INSANUM foi formada em meados de 2000 pelo baterista Guilherme Montini, que tomou a iniciativa de chamar o guitarrista Samir Bretas para “fazer um som” nos fins de semana. Dois meses depois, Giovanni Fernandes (velho conhecido de Guilherme) foi chamado para assumir o vocal e se encaixou perfeitamente aos propósitos da Banda.

Mesmo sem conseguir um baixista, os três mantinham a seqüência. Depois de algumas tentativas de novas formações e a passagem de alguns baixistas pela banda, Alfredo Braga é convidado em abril de 2002 para assumir o contra-Baixo e também se encaixar perfeitamente, fechando assim a atual formação do INSANUM que a muito tempo deixou de ser um simples entretenimento para se tornar um trabalho sério, levado com muito orgulho por seus integrantes.

Falar sobre o som da banda é algo sempre complicado, pois não gostamos de autodefinições e nem queremos nos prender a rótulos promovidos pela mídia que nos cerca. Preferimos deixar esta parte para aqueles que nos escutam (já que cada um possui suas próprias impressões e opiniões sobre o trabalho). Porem este release ficaria vago e incompleto se não falássemos da base de nosso som e de nossas influências. Assim podemos dizer que o INSANUM faz algo cru, visceral, muito agressivo, com afinação baixa, poderosos vocais guturais e letras em português, inspirando sobretudo no que bandas como Sepultura e Pantera fizeram na década de noventa e no que bandas como Slipknot e Killswitch Engage estão fazendo atualmente. As letras são baseadas nas impressões que os integrantes tem do mundo e nas relações humanas. O fato de serem escritas em português diferencia o INSANUM da maioria das bandas pesadas do país que na maioria dos casos cantam em inglês. Isso prova o quanto a banda respeita e aposta na força do underground nacional.

Como grande parte das bandas de terceiro mundo, o INSANUM passa por dificuldades, sobretudo em busca de gravações e equipamentos de boa qualidade. Porém, isso não é suficiente para desanimar seus integrantes, que não pelo dinheiro, nem pela faminha de um Rockstar e sim pelo respeito da cena underground. Nos propomos a tocar em qualquer cidade, seria uma honra um convite e procuraríamos atendê-los da melhor forma possível, levando algo muito alem das palavras contidas nesse release.

 

 

Endereço:Rua Américo Luz, 321
Bairro: Manoel Honório
Cep: 36045-010
Cidade: Juiz de Fora - MG
Telefone: 0(**)32 3213 - 6749(Guilherme)
0(**)32 3217 - 1822(Alfredo)
insanum@zipmail.com.br