nacionais/biografias  
sadowside

Para contar a história da banda Shadowside, é necessário voltar um pouco no tempo, para 2000, quando Dani Nolden e Bill Shadow decidiram se desligar da Cristal Mirror, banda de heavy metal melódico, por falta de ambição dos outros músicos. Com muitos planos, os dois partiram em busca de novos parceiros que partilhassem de suas idéias para a realização de um novo projeto, com propostas sérias e diferentes.

      O primeiro a se juntar ao grupo foi Ricky, jovem e extremamente talentoso guitarrista, trazido por seu amigo Bill. Agora o trio começava o processo de composições, enquanto procuravam os integrantes ideais para o início do trabalho.

      Encontraram o baixista Arc Ray, que tocava em bandas de pop rock, mas buscava uma banda em que pudesse fazer o estilo que realmente gostava. Quase completo, o grupo agora buscava a última peça. Após testes com diferentes bateristas, a banda continuava incompleta.

      Nesse período, Dani Nolden esteve por um curto período em uma outra banda, da qual fazia parte A.S. Rock. A empatia foi imediata, e ele então veio a completar o line up da nova banda.

      Nasceu então Shadowside, no começo de 2001, com idéias inovadoras e ousadas. Após algum tempo de ensaio, entraram em estúdio para gravar seu material de estréia: um EP auto-intitulado, com 6 faixas, que mostrou que o grupo não é apenas mais uma cópia, mas tem originalidade e talento, mesmo sendo formado apenas por integrantes jovens.

      Com esse trabalho, a banda conquistou o respeito da mídia, recebendo críticas excelentes e conquistando muitos fãs fiéis, devido ao seu som cheio de personalidade. Sendo a primeira banda no Brasil a ter uma voz feminina potente e melódica ao mesmo tempo, ao invés de seguir no estilo lírico ou angelical que a maioria das cantoras adota.

      A banda então inicia a promoção do cd e cai na estrada. Após diversos shows com incrível aceitação do público, foram convidados para fazer a abertura para a banda finlandesa Nightwish, no Credicard Hall, em São Paulo, e o resultado não poderia ter sido melhor: os presentes foram à loucura e as críticas foram excelentes, algumas considerando o show da Shadowside até mesmo melhor que o da banda principal.

      Com isso, a banda passou a ocupar um lugar de destaque no cenário nacional e seu trabalho passou a ter repercussão até mesmo em alguns lugares da Europa e Japão, tendo praticamente esgotado todas as cópias colocadas no mercado em apenas um ano de existência. Esse desempenho fez com que fossem convidados para realizar apresentações com o Shaman, no final de novembro de 2002, em S.José do Rio Preto e com a banda alemã Primal Fear, em turnê pelo Brasil, em Dezembro de 2002, em São Paulo (Via Funchal) e em Porto Alegre (Bar Opinião), palcos que já receberam diversos artistas de grande porte, nacionais e internacionais.

      Atualmente, a banda se encontra preparando o material para o lançamento de seu primeiro álbum completo, já muito aguardado e promete ser um dos melhores no estilo. Shadowside conta com músicos jovens e de qualidade que logo poderão estar entre os grandes nomes do Heavy Metal.

 

Formação atual:

Dani Nolden (vocal e teclado)
Bill Shadow (guitarra)
Ricky (guitarra)
Arc Ray (baixo)
A.S. Rock (bateria)

 

www.shadowside.com.br

EP Shadowside (2001)

Enter The Shadowside (0:46)
Vampire Hunter (4:20)
Illusions (5:40)
Shadowside (4:32)
Kingdom Of Life (6:24)
Believe At Yourself (6:07)