entrevista  
unearthly

O Unearthly é uma das bandas mais promissoras do cenário negro do brasil. A banda começou a caminhar no ano de 1998 como um trio, Lord Thoth (V/G), M. Mictian (B) e L. Simões (D), com uma proposta de fazer um som brutal e cravado nas tendências do estilo mais obscuro que existe. Lançou um CD-Demo em 2000 chamado "Blessed Are The Destroyers Of False Hope", outro em 2001 chamado "Living Under The Sign Of Blasphemy" e em 2002 lançou seu primeiro CD "Infernum - Prelude To A New Reign", que obteve uma ótima crítica e mostrou que os caras estão trabalhando sério mesmo. Nesta entrevista um dos cabeças da banda nos diz quais são os caminhos que a banda pretende seguir e rasga o verbo sobre suas opiniões ideológicas e musicais, demonstrando total segurança em seus atos e palavras. Definitivamente o Unearthly é uma banda de expressão, em todos os sentidos!

                                                                        Ronaldo Padula de Oliveira              




 

1-     METAL PESADO:O Unearthly foi formado em 1998, como se deu a idéia da formação da banda?

LORD THOTH – A idéia foi minha e do M. Mictian, já que nessa época nós dois estávamos saindo da banda Anopheles, que tocava Death/Grind, e queríamos fazer um trabalho mais sério e totalmente dedicado à nossa filosofia e nossas crenças.

 

2-     METAL PESADO:A banda já lançou dois Cds demos, Blessed the Destroy of False Hope e Living Under the Sign of Blasphemy, que já foram classificados como Históricos por importantes críticos na mídia brasileira. Qual a importância destes lançamentos no ponto de vista da banda?

LORD THOTH – Sem dúvida esses dois lançamentos são de extrema importância para o Unearthly, já que um marca uma época da banda diferente que a do outro e ao mesmo tempo os dois marcam épocas diferentes da atual. Já que no nosso primeiro CD-demo tínhamos o baterista Inferiis e o som era mais cru e primitivo, no segundo Cd-demo já contávamos com o Leghor Supay, o som desta vez é mais trabalhado e mais bem produzido, mas ao mesmo tempo é bem mais agressivo e rápido. E finalmente no nosso CD marca a época atual, sem o Kaften na banda, músicas muito mais agressivas e velozes, etc. Acho que a maior importância que os nossos CDs-demo tiveram para nós foi que nos abriram as portas para o reconhecimento no underground.

 

3-     METAL PESADO:O CD Infernum – Prelude to a New Reign, teve uma ótima recepção da mídia e do público brasileiro. E no exterior, houve algum tipo de divulgação? Como tem sido a relação de vocês lá fora?

LORD THOTH – No exterior o nosso CD foi lançado na América do Norte pela Crash Music em janeiro/2003, e estamos negociando também o lançamento por alguma gravadora européia. Mas a recepção do CD lá fora tem sido muito boa, temos recebido grandes elogios de pessoas influentes na cena, como o pessoal do Averse Sefira, Impaled Nazarene, Gehenna, Lord Belial, Angelkill, Hecate Enthroned, etc. Além de várias revistas, fanzines e webzines que têm publicado ótimas resenhas.

 

4-     MP:Atualmente a banda tem trabalhado em material novo? O que vocês estão planejando para o futuro musicalmente falando?

LORD THOTH – Sim, estamos totalmente concentrados na composição de músicas novas. Já temos o nosso segundo CD praticamente pronto, todas as músicas e letras já foram compostas, agora é só questão de ensaiar e nos entrosarmos para gravar o segundo CD. Posso falar que o nosso próximo CD virá com uma temática totalmente voltada à guerra. War Black Metal!

5-     O Unearthly , além de ser pesado e rápido, utiliza fatores em sua musica que vem inovando o estilo, como o uso de teclados, vocês tem recebido alguma crítica por isso? Como vocês definem o uso dos instrumentos em suas músicas?

LORD THOTH – Sim, tem pessoas que são totalmente contra o uso de teclados no Black Metal e então algumas dessas pessoas não gostam do nosso som por causa disso, outras dessas pessoas gostaram pois viram que o uso de teclados no Unearthly é diferente ao uso de teclados em outras bandas. Não priorizamos o teclado e sim o colocamos como um fundo de atmosfera caótica para o resto dos instrumentos. Eu acho que o teclado no Unearthly é importante, não tenho vergonha de admitir que gosto de muitas bandas com teclados e não acho o teclado um instrumento ruim para o Black Metal. O problema está em usar ele do jeito errado e não em simplesmente usar ele. Acho que toda banda de Metal extremo tem que priorizar as guitarras sujas e despedaçadoras, quase no mesmo plano tem que vir a bateria e o baixo, pondo todo o peso e só depois adicionar o resto.

 

6-     MP:Que tipo de filosofia a banda se preocupa em expressar nas músicas? Qual é a verdadeira proposta musical do Unearthly?

LORD THOTH – Anti-cristianismo, anti-judaismo... Guerra à falsa filosofia. Somos contrários a qualquer tipo de religião, mas no Unearthly expressamos o repúdio contra o cristianismo e o judaísmo pois são as religiões com as que mais convivemos e as dominantes no mundo hoje.

 

7-     MP:No decorrer dos anos aconteceram diversas mudanças na formação da banda, como por exemplo, a banda tem incluído atualmente um segundo guitarrista na sua line-up. Que tipo de influencias e melhoras essas mudanças acarretaram para vocês?

LORD THOTH – O Unearthly sempre foi uma banda de dois guitarristas, na época dos CDs-demo, as guitarras eram executadas pelo Kaften e por mim. Só que por problemas internos da banda, nos vimos obrigados a tirar o Kaften bem antes de começar as gravações do CD, por isso no Cd eu fiquei encarregado das duas guitarras. Mas depois do lançamento procuramos logo um guitarrista para ocupar o lugar do Kaften e para começar a fazer shows. Foi então que encontramos o Thyrr, um músico grandioso que hoje faz parte do Unearthly como membro fixo da banda. O Thyrr trouxe para a banda toda sua criatividade em compor riffs agressivos, trabalhar em cima de outros riffs já compostos para deixa-los mais complexos à sua maneira. Realmente acho que a formação do Unearthly hoje é a melhor que a banda já teve, desde o começo.

 

8-     MP:O que vocês acham da nova tendência do black metal, tanto na sua filosofia como principalmente na própria música, que estão levando o estilo a colocações diferentes na mídia e na industria musical?

LORD THOTH – Procuro me preocupar mais com o meu trabalho do que com o dos outros. Tem muitas pessoas por ai com uma idéia muito errada do que é ser extremo e do que é ser "TRUE" como muitos dizem. Acho que mais cedo ou mais tarde essa nova exposição na mídia e na industria musical ia acabar acontecendo, pois a cada dia o Black Metal tem mais seguidores e a mídia sempre aproveita isso. Mas a exposição na mídia ainda não é tão grande assim e sinceramente eu não vejo grandes problemas nisso. Tem bandas que hoje tem grande exposição na mídia e na industria musical, e que antes disso eram consideradas verdadeiras por todos e hoje são consideradas falsas... Acho isso ridículo. POUCAS pessoas sabem realmente o que é preciso para levar pra frente uma banda, manter a banda unida, gastar todo o dinheiro na banda e lutar pelos idéias dela... Depois de um esforço grande como esse, são poucas pessoas que se negariam a receber de braços abertos o reconhecimento e a recompensa do árduo trabalho realizado antes.

 

9-     MP:Sabe-se que no Rio de Janeiro, como em qualquer outro lugar, existe uma divisão na cena com aquelas clássicas confusões. Como o Unearthly se comporta e se relaciona com essa situação?

LORD THOTH – O Unearthly esteve no meio dessa convulsionada guerra entre bandas no cenário, sendo uma das bandas principais nessa briga. Mas hoje, em grande parte graças às ações do próprio Unearthly, o cenário está bem mais calmo, pois quem estava tumultuando as coisas aqui no Rio de Janeiro, agora tem medo de aparecer em shows, ou até em qualquer outro lugar de reunião da cena underground carioca, pois sabem que nós estamos ai, observando e vigiando tudo, prontos para atacar qualquer idiota que ousar nos enfrentar da maneira que os nossos fracassados inimigos o fizeram.

 

10- MP:Uma das características da banda , é dizer o que pensa sem ter medo da opinião de outras pessoas, principalmente daquelas que se opõe ao crescimento do Unearthly. Vocês teriam algum recado a essas pessoas??

LORD THOTH – Para começar, posso falar que essas pessoas estão lutando numa batalha já perdida, pois o Unearthly veio para ficar, as nossas bases não foram construídas em areia! Mas prefiro não dar espaço da entrevista para esses idiotas. Prefiro mandar a minha mensagem para aqueles que apóiam o Unearthly. Para eles sim, toda a nossa gratidão, continuem assim pois o Unearthly continuará no mesmo caminho, desafiando os dogmas, mandamentos e leis judaico/cristãs! Obrigado pelo apoio a nossa horda.

HAIL SATAN!